No dia 19, do mês de abril, tivemos a primeira palestra, na qual Filipe Condé, presidente da Contur, nos falou do potencial turístico natural de Baependi e que muitos desconhecemos.
Falou-nos que as cachoeiras mais visitadas são também as mais afetadas, pois esses locais não são cuidados como devem ser. Como a Cachoeira da Itaúna, por exemplo, que já está sofrendo com os impactos da visitação. Se não se há o controle de turistas, aumenta o lixo, que infelizmente muitos deixam. Segundo Filipe, a mata ciliar está sendo afetada e é preciso tomar providências.
Filipe, ainda falou que muitos não sabem, mas aqui em Baependi há uma fonte de água mineral, no Vale Formoso, que não é muito conhecida pela sua localização, distante da estrada.
Ele, nos explicou o projeto de reflorestamento da mata ciliar, das nascentes de toda Serra do Papagaio e Baependi. É um projeto realizado pela Amanhágua juntamente com os proprietários e moradores da zona rural.
Em nome do 9ºs anos do Colégio Franciscano Santo Inácio, agradeço o Filipe Condé por essa palestra que nos ajudará muito em nosso projeto.