8 de ago. de 2012

Estudo do meio: Cachoeira Itaúna

Nós, alunos dos 9ºs anos, marcamos de nos encontramos em frente ao colégio, no dia sete de julho de dois mil e doze às 08h00min horas, com a professora Elaine Baião que nos acompanhou durante todo o percurso.
Além da professora Elaine, nos acompanharam dois pais de alunos, a coordenadora Cláudia e o professor de natação José Lúcio.
Fomos para a cachoeira Itaúna de van. Estávamos bem atentos durante o caminho e muito ansiosos para a chegada na cachoeira.
A estrada estava em ótimas condições.
Ao chegarmos à cachoeira tivemos palestras com o professor de educação física e de natação José Lúcio, de Caxambu, que nos explicou os devidos cuidados que devíamos ter durante a pesquisa.
Após a palestra do professor José Lúcio, passamos a prestar bastante atenção ao nosso redor. Observamos, pela grande quantidade de lixo, que muitas pessoas não respeitam o ambiente, não cuidam e não preservam os espaços.
Nós, alunos, recolhemos todo o lixo que encontramos e o colocamos em caixas de papelão.
Tivemos a sorte de encontrar um senhor cujo nome é Gabriel, que mora próximo a cachoeira. Sua idade é 61 anos. Ele nos disse que no inverno a cachoeira Itaúna não recebe muitos turistas, mas que no verão muitos freqüentam o local. Ele disse que muitos visitantes não respeitam os moradores próximos colocando som automotivo muito alto e deixando muito lixo .
Perguntamos a ele do que os moradores dali viviam isto é, qual era a principal atividade econômica daquele local e ele nos respondeu que a maioria dos moradores da região vivem da criação de gado leiteiro e que com o leite eles produzem queijo e manteiga que são comercializados na cidade.
Logo depois da entrevista com o Sr.Gabriel fomos fazer um lanche coletivo, que foi bem interessante.
Jogamos um pouco de bola enquanto esperávamos outro palestrante, o Thiago Viotti.
Quando o Thiago chegou fizemos uma caminhada para a Cachoeira do Bugio.
Essa caminhada foi muito boa. Nos acompanharam Thiago, Julia e Roberto, que foram fazer rapel na cachoeira do Bugio.
Essa cachoeira é muito boa para esse tipo de esporte segundo Thiago. Ela tem quarenta e cinco metros de queda. Infelizmente não pudemos vê-los descendo de rapel pelo seguinte fato: tínhamos compromisso marcado com o Sr. Jânio, proprietário do restaurante Itaúna.
No restaurante, o Sr. Jânio nos levou para fazer uma caminhada de uns quinze minutos na trilha do Ouro. As árvores possuíam identificações com o nome popular de cada espécie.
A propriedade é linda, ótima para receber turistas. Possui pequenos chalés aconchegantes.
Neste local tivemos uma palestra com o Sr. Jânio e logo depois com o Thiago Viotti, que chegou com sua turma do rapel. Ele nos mostrou as roupas próprias para este tipo de esporte, diversos equipamentos e suas utilidades e também esclareceu muitas dúvidas. Ele falou da importância de praticar este tipo de atividade com muita segurança e acompanhados sempre por pessoas especializadas.
Depois da palestra de Thiago agradecemos a todos pela oportunidade de aprendermos sobre tantas coisas.
Entramos na van e voltamos para Baependi. Estávamos muito felizes por sabermos que uma boa parte do nosso trabalho estava pronta e felizes também pela professora Elaine nos dar essa grande oportunidade para, quem não conhecia a cachoeira conhecer e quem já conhecia ter a grande chance de fazer esse trabalho super legal.
Ao chegarmos em Baependi, às 16:30 h fomos cada um para suas devidas casas depois desse dia maravilhoso.

Tatyana Santos de Souza-9°ano I


Fotos

Cachoeira vista de cima
 Lixo recolhido no local
 Todo o grupo
 Pessoal recolhendo o lixo
 Placas
 Buracos nas pedras, que muitas vezes podem causar machucados
 Vista de cima
 sinalização no caminho


 Palestra do Thiago Viotti
Morador da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário